terça-feira, 13 de maio de 2014

Deputado entra com pedido de investigação sobre a falta de leitos psiquiátricos




LEPREVOST ENTRA COM PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A FALTA DE LEITOS PSIQUIÁTRICOS

Desde que a Lei da Reforma Psiquiátrica entrou em vigor, em 2001, o número de leitos destinados a internar pessoas com transtornos psíquicos ou dependência química vem diminuindo drasticamente. De 2005 até agora, as vagas existentes caíram mais de 35% no Paraná. Só na capital, no ano passado, foram extintos 182 leitos. A diretriz nacional aposta no tratamento em rede, com a criação de novas vagas em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e nos hospitais gerais. No entanto, os espaços criados nesses centros não acompanham o ritmo daqueles que estão sendo desativados em hospitais psiquiátricos.

Segundo o que diz a Lei, seria necessário a abertura de leitos de atendimento em psiquiatria nos hospitais gerais e isto não foi feito até hoje, quase 13 anos após ser promulgada. Atualmente existem duas opções para internamento: Mediante o SAMU - com o aval de um psiquiatra ou solicitado por profissionais da Caps.

Para o Deputado Ney Leprevost, a situação é caótica e urge uma investigação sobre a falta de leitos psiquiátricos em Curitiba. “A desassistência aos pacientes da saúde mental na capital é algo que vem alarmando muito os profissionais da área. Precisamos rapidamente obter maneiras de reestruturar as parcerias com as clínicas privadas que atendiam o SUS de forma a agilizar o processo de internamento, pois a diretoria da Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde retrocedeu ao extinguir essas parcerias. Devido a isso, entrei com recurso junto aos órgãos responsáveis para que sejam tomadas providências urgentes”, declara o deputado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative