O diabetes é uma das doenças que mais assola a população brasileira. Preocupado com os números crescentes, o deputado estadual Ney Leprevost, em reunião junto à Frente Estadual de Saúde e Cidadania, propôs a apresentação de projeto de lei para fazer teste de glicemia, o qual detecta o diabetes, a quem for renovar ou retirar carteira de motorista.
Convidado para o encontro, o Dr. Wilson Michaelis, membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, lembrou que até 2015, serão mais de 300 milhões de diabéticos no país. “Precisamos nos preocupar com a prevenção e reduzir esses números lastimáveis”.
Também presente, o Dr. Adriano Mehl, membro da Sociedade Brasileira de Tratamento Avançado de Feridas - SOBRATAFE, lembrou o desconhecimento do diagnóstico na década de 1970, o qual levou boa parte dessa população aos estágios mais avançados da doença, com o risco de feridas crônicas de difícil cicatrização e, em casos graves, amputação de membros.
Mais de 15 milhões de brasileiros sofrem de diabetes e metade deles nem sabe de sua existência.
“Precisamos apresentar estratégias de prevenção e tratamento. Este encontro serviu para tomarmos ciência da gravidade e de alternativas disponíveis no mercado para montarmos uma proposta viável junto ao Estado. Assusta saber que 15% dos diabéticos terão lesão nos pés e 25% deles sofrerão amputações”, enfatizou Leprevost.
Nenhum comentário:
Postar um comentário