Amamentação ainda é tabu e muitas mulheres tem ideias variadas sobre o assunto. Como prova disso, algumas mães estão sendo denunciadas nas redes sociais por postarem fotos amamentando seus filhotes. Em função disso, um grupo de mães se uniu e está organizando um movimento em prol da amamentação, o #mamaçovirtual. No Brasil e no mundo, muitas mães ainda são impedidas de amamentar em público. Em um shopping no RS uma delas estava amamentando seu filho na praça de alimentação e foi abordada pelo segurança para que fosse amamentar no fraldário.
Absurdos à parte, é de indignar o fato de que com toda essa liberdade e peitos à mostra durante as transmissões do carnaval, mães amamentando sejam consideradas vulgares.
Crianças amamentadas no peito são muito mais saudáveis, tem pouquíssimos problemas de saúde e se desenvolvem muito mais rápido. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida é uma recomendação da OMS e garante imunidade e saúde ao bebê. Algumas mulheres não amamentam por falta de leite ou por algum problema específico. Mas também há muitos mitos em torno da amamentação. Veja, a seguir, alguns deles:
1. Meus peitos vão cair se eu amamentar
Essa não deveria ser a principal preocupação das mamães, mas ainda é uma das causas delas não amamentarem por um bom tempo. E é bom que se esclareça que o fato dela amamentar não vai acelerar esse processo natural. Ainda impressiona o fato de uma mulher se preocupar mais com a estética do que com a saúde de seu filho.
2. Se não preparar o seio ele vai rachar
Nem sempre, vai de mulher para mulher. Muitas mulheres ainda preparam o seio durante a gravidez mas já está provado que isso nem sempre funciona. O que funciona é passar o próprio leite no seio antes do bebê amamentar. O leite tem um hidratante natural que diminui os riscos de rachadura. É essencial que a mulher faça essa hidratação antes de toda mamada.
3. Amamentar dói
Não, amamentar não dói. Ao contrário, é um momento delicioso que cria o vínculo entre mãe e filho. A não ser que a mulher esteja com o bico rachado, amamentar não vai doer.
4. Meu filho vai ficar com fome se for somente amamentado
O maior mito de todos. O leite materno é o alimento mais rico e nutritivo para o bebê. Algumas mães acham que, por ser muito ralo, o leite materno não sustenta o bebê.
Mas apesar da aparência ele é rico em nutrientes e tem todos os anticorpos que o bebê necessita para se desenvolver. Se você estiver amamentando, não precisa oferecer nem água para ele, pois o leite suprirá todas as necessidades do pequeno. Só comece a oferecer fórmulas na mamadeira, chá ou mesmo água se o pediatra indicar que ele precisa.
O leite contém proteína e gordura mais adequadas para a criança, tem mais lactose (açúcar do leite) do que os outros leites, vitaminas, ferro, sais, cálcio, fósforo e uma enzima especial (lipase) que digere gorduras, tudo na medida certa. Ao mamar, a criança ainda fortalece a musculatura facial, pois trabalha 28 músculos, o que contribui para o desenvolvimento da fala e da mastigação. O resto é ansiedade da mãe!
Ah! Outra dica é oferecer igualmente os dois seios. O bebê geralmente escolhe um lado preferido e só quer mamar desse lado. Resultado: a mulher fica com um seio gigante, pois está sendo mais estimulado, e o outro meio murchinho. O ideal é que a mãe ofereça primeiro o lado que o bebê menos gosta, pois ele estará com mais fome e mamará de qualquer forma e passe depois para o outro lado.
O ato de amamentar é um momento único e especial. Não dói nada e é uma sensação indescritível para mãe e bebê. Um momento de total intimidade e contato, onde você e seu bebê tornam-se UM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário