terça-feira, 27 de maio de 2014
CPI investiga crise na saúde psiquiátrica
Desde que entrou em vigor a Lei da Reforma Psiquiátrica - em 2001 - a capital paranaense perdeu mais de 56% dos leitos destinados a internar pessoas com transtornos psíquicos ou dependência química. O quadro torna-se ainda mais alarmante quando o número de internamentos não acompanha a criação de novas vagas, gerando caos no sistema já precário.
O Hospital Nossa Senhora da Luz fechou 140 leitos e a mantenedora da instituição informa que a medida foi tomada em cumprimento à Lei da Reforma Psiquiátrica.
Em razão disso o deputado Ney Leprevost propôs, em caráter de urgência, a criação de CPI para investigar diversas denúncias na área. A primeira reunião acontece na próxima terça-feira, dia 03/06, na Sala de Comissões da Alep, cujo depoente será o Dr. André Rotta Burkiewicz, presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, representando a Associação Médica do Paraná.
A Comissão pretende investigar a falta de leitos, o fechamento de ambulatórios de saúde mental, as parcerias com clínicas privadas, as atividades dos profissionais de psiquiatria, a desassistência aos dependentes de crack, a falta de medicamentos para o tratamento, o fim da residência médica no Hospital Nossa Senhora da Luz e o abandono aos doentes mentais graves.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário