quinta-feira, 26 de junho de 2014
Praticar corrida ajuda a prevenir dor nas costas
Com a dinâmica que a vida moderna nos cobra, é natural termos dor nas costas, termo popular para um trio de problemas bem conhecido da Medicina: a lombalgia, a cervicalgia e a dorsalgia. O nome identifica a região das costas em que o desconforto aparece: na coluna lombar (área mais baixa, próxima ao quadril); na coluna cervical (região do pescoço) ou na coluna dorsal (o meio da coluna,respectivamente).
Dependendo da região das costas e da gravidade do problema, ele chega a gerar incapacidade funcional. Cerca de 80% da população, em todo o mundo, já teve ou irá ter dor nas costas ao longo da vida segundo a Organização Mundial da Saúde. O número só perde para as vítimas de dor de cabeça.
Praticada com o acompanhamento adequado, a corrida age de forma preventiva. Isso porque fortalece os músculos que dão sustentação à coluna e combate a obesidade - que exige demais do esqueleto.
Mas a falta de orientação pode transformar até os atletas saudáveis em alvo de algum problema nas costas. Excesso de peso, excesso de gordura e flacidez abdominal, encurtamento da musculatura posterior das pernas, encurtamento e/ou fraqueza da musculatura lombar e movimentos bruscos são as causas mais comuns de problemas de coluna entre os praticantes de corrida.
O uso de tênis e palmilhas inadequados também favorece o mal. Para se prevenir, alongue bastante os músculos atrás das coxas, das costas e na região lombar. E faça abdominais, porque a musculatura desta região é importante na sustentação e estabilidade durante seus treinos de corrida, diminuindo a sobrecarga na musculatura lombar e paravertebral (todos os músculos em volta da coluna dorsal).
quarta-feira, 11 de junho de 2014
CPI Psiquiátrica: Cerca de 12 mil pacientes esperam na fila em Curitiba
![]() |
Da esquerda para a direita: Dr. André Rotta, deputado Ney Leprevost e deputado Felipe Lucas |
A CPI da Saúde Psiquiátrica, proposta pelo deputado Ney Leprevost, já começa a obter os primeiros resultados. Apurou-se, nesse momento, que a fila de espera por atendimento psiquiátrico e psicológico na cidade de Curitiba e Região, ultrapassa o que se imaginava ser de 4.319 pessoas, chegando a assustadores 11.869 pacientes.
Desse total, 384 pacientes psiquiátricos e 1495 pacientes da área de psicologia nunca serão atendidos devido ao fechamento das clínicas Reintegrar e Elo. O ambulatório da Prefeitura é o que apresenta o pior quadro, com absurdos 8.000 pacientes a espera por atendimento.
A 2ª reunião da CPI já está agendada para o dia 18/06, na Sala de Comissões da Alep, às 10h30 e um dos assuntos abordados será “as parcerias realizadas para tratamento da saúde mental”.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Beber 1 copo de vinho por dia aumenta risco de câncer
Todos sabem que uma mentira dita várias vezes pode virar uma verdade. Muito se fala sobre os benefícios à saúde do consumo de um copo de vinho por dia. Mas estudos científicos condenam esse hábito e concluem que ele pode aumentar o risco de vários tipos de câncer.
Embora os cientistas concordem que o consumo moderado de vinho tinto possa ajudar a proteger o coração, reduzir o colesterol "ruim" e prevenir o entupimento das veias e artérias, há divergências sobre o que está por trás desses benefícios.
Para a pesquisadora Emma Smith, do Centro Britânico de Pesquisas para o Câncer, é um erro tomar vinho tinto achando que isto fará bem à saúde. "O vinho tinto contém uma quantidade muito pequena de resveratrol e procianidina, potentes antioxidantes, e as pessoas não deveriam beber vinho com a intenção de obter benefícios para a saúde. É bom relembrar que, mesmo em quantias moderadas, o álcool aumenta o risco de vários tipos de câncer.", diz.
Assinar:
Postagens (Atom)