quinta-feira, 26 de junho de 2014

Praticar corrida ajuda a prevenir dor nas costas



Com a dinâmica que a vida moderna nos cobra, é natural termos dor nas costas, termo popular para um trio de problemas bem conhecido da Medicina: a lombalgia, a cervicalgia e a dorsalgia. O nome identifica a região das costas em que o desconforto aparece: na coluna lombar (área mais baixa, próxima ao quadril); na coluna cervical (região do pescoço) ou na coluna dorsal (o meio da coluna,respectivamente).

Dependendo da região das costas e da gravidade do problema, ele chega a gerar incapacidade funcional. Cerca de 80% da população, em todo o mundo, já teve ou irá ter dor nas costas ao longo da vida segundo a Organização Mundial da Saúde. O número só perde para as vítimas de dor de cabeça.

Praticada com o acompanhamento adequado, a corrida age de forma preventiva. Isso porque fortalece os músculos que dão sustentação à coluna e combate a obesidade - que exige demais do esqueleto.

Mas a falta de orientação pode transformar até os atletas saudáveis em alvo de algum problema nas costas. Excesso de peso, excesso de gordura e flacidez abdominal, encurtamento da musculatura posterior das pernas, encurtamento e/ou fraqueza da musculatura lombar e movimentos bruscos são as causas mais comuns de problemas de coluna entre os praticantes de corrida.

O uso de tênis e palmilhas inadequados também favorece o mal. Para se prevenir, alongue bastante os músculos atrás das coxas, das costas e na região lombar. E faça abdominais, porque a musculatura desta região é importante na sustentação e estabilidade durante seus treinos de corrida, diminuindo a sobrecarga na musculatura lombar e paravertebral (todos os músculos em volta da coluna dorsal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative